domingo, 5 de setembro de 2010

Super-heróis: uma breve reflexão


    Hoje estava vendo uns filmes de super-heróis e uma coisa me intrigou bastante: Por quê todo super-herói é rico, forte, bonito ou bonita? Fiquei pensando sobre os nossos famosos poderosos e percebi algumas coisas.
    Homem de ferro e Batman não tem absolutamente nenhum poder eles são simplesmente ricos! Homens mimados com o porquinho cheio de dólares que por algum motivo revoltam, vestem uma armadura blindada e vão combater o crime. Cambada de hipócritas, isso sim que eles são, quero ver ser macho e ficar na frente de uma arma sem a camisolinha de aço. Assim como os X-Mans que são simplesmente um circo dos horrores de um careca, paralitico e rico que gosta de brincar de Escolinha do Professor Raimundo, onde seu aluno mais confiável, é tão confiável que nem ao menos pode olhar nos olhos de outra pessoas sem a incinerar e o seu mutante mais poderoso é um animal sem memória cobaia do exército americano. Me recuso a falar do Capitão América.
    Super-Homem é um super-herói tão forte, indestrutível e integro, tão perfeito, que nem humano ele é, ou seja, o cara é tão foda e justo que, é claro, só podia ser um ET que vem combater a escória da humanidade que é a própria humanidade. Nessa mesma esfera aparece o Lanterna-Verde, que vem simplesmente pra cumprir cotas e falar que um negro também pode ser um super-herói, mas ele sempre é o primeiro a ser derrotado, afinal é só tirar o anelzinho dele e já era, se ele ficar sem dedo, coitado (fica sem super poderes mas pode se tornar Presidente do Brasil, melhor isso do que nada né?). Seguindo esse contexto se tem a Mulher-Maravilha, ou seja, uma sociedade racista e machista que inventam esses tipos de super-heróis para tentar mascaram todo o sistema de exclusão social.
     Ai você diz: “Ah! Mas nem todos os heróis são ricos ou ET's”, ai eu digo: “Sim caro companheiro!”, quer um exemplo? Olhe o Homem-Aranha, ele não é rico, não é ET e não foi criado por um sistema de cotas, ai é só você pensar um pouco pequeno gafanhoto: ELE É UM INSETO! Precisa falar mais alguma coisa??
    Super-herói foi a coisa mais estúpida já criada (depois de RESTART é claro, os Power Rangers modernos e afeminados), assim como os seus super poderes e seu caráter irrefutável, mas (sempre tem um mas), ao contrario do que todos pensam, eles existem, não exatamente iguais aos do quadrinho, mas existem (queridos amiguxos Papai Noel continua não existindo).
    Os super-heróis são meros mortais humanos que lutam a cada dia para sobreviver e sustentar sua família, super é aquele garoto que luta por um dia a mais de vida sabendo que possui uma doença terminal, é aquela mãe que tem 5 trabalhos pra sustentar os filhos, o pai que prefere vender balinha no farol para sustentar a família, sendo que o crime seria uma saída mais fácil. Esses sim são super-heróis, esses sim merecem admiração e respeito, e são esses que nós marginalizamos, que nós desprezamos, são esses que não estão dentro dos padrões da nossa sociedade. Um super-garoto, uma super-mãe, um super-pai, ou um super-humano com defeitos, fraquezas e medos, esses sim são súper-heróis, porque ser super sendo rico, forte e indestrutível é fácil, quero ver ser super sendo um mero mortal vivendo na injustiça da sociedade moderna.

Isso ai galera, feriado ta rendendo kkkkk

4 comentários:

  1. seu final disse tuuuuuuuuuuuuuudo e fim! Nem comento! haha.. apoio always! ;D

    ResponderExcluir
  2. huahuahua... eh! Tá SUPER rendendo esse feriado!
    kkkkkkkkkk...

    Mas disse tudo, Lolo!
    e esse negocio de modernidade sempre me lembra a titia do nosso NL!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Noossa Lorran, falou bonito!
    Concordo em gênero, número e grau com teu último parágrafo!

    :P

    ResponderExcluir
  4. nossa, disse tudo e mais um pouco!
    "quero ver ser super sendo um mero mortal" =x

    parabens!!!
    ;D

    ResponderExcluir